O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para sete estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, válido até as 10h desta quarta-feira (4). O aviso, classificado como de perigo, abrange também Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
A capital sul-mato-grossense amanheceu chuvosa nesta terça-feira (3), com temperatura mínima de 22°C e máxima prevista de 26°C. O cenário é semelhante em outras cidades do estado, como Aquidauana, Corumbá e Dourados.
A possibilidade de tempestade e chuvas intensas estão relacionada à ocorrência de um ciclone-bomba que atinge o sul do país. De acordo com a previsão, o fenômeno irá impactar todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia com ventos intensos de 60 a 100 km/h, há possibilidade de queda de granizo.
Em Mato Grosso do Sul, a previsão indica o céu permanece fechado com chuvas de intensidade fraca a moderada, há ainda possibilidade de tempestades com raios e rajadas de vento. O acumulado de chuva pode ultrapassar 40 mm em 24h, principalmente na metade sul e regiões sudeste e leste do estado
O Inmet alerta para os seguintes riscos:
Corte de energia elétrica
Danos em plantações
Queda de árvores
Alagamentos
Diante do alerta, as autoridades recomendam:
Evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Desligar aparelhos elétricos
Para mais informações e atualizações, a população deve ficar atenta aos canais oficiais de comunicação e seguir as orientações da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).
Com informações do Cemtec
Comentarios